sábado, 12 de outubro de 2013

GRAMPO PARA COLAR TAMPO DE VIOLINO

Olá,
Hoje vou mostrar mais uma ferramenta de luthieria que pode ser feita "em casa" embora aqui eu esteja postando uma específica para colar tampo de violino, mudando-se as medidas ela pode ser usada para viola, cello, baixo acústico, pode ser usada para violão, cavaquinho, bandolim e por aí vai...


Lembrando que tudo o que está sendo postado neste blog é fruto de algum tipo de dificuldade minha, ou financeira (algumas ferramentas são muito caras) ou dificuldade em encontra-las (algumas ferramentas não existem no Brasil), são assuntos que muitas vezes eu pesquisei e encontrei dificuldade para achar, então eu consolido estas informações neste Blog, para facilitar o acesso para aqueles que estão encontrando as mesmas dificuldades pelas quais eu já passei também.
Vale lembrar também, que tudo foi feito, testado, melhorado, antes de ser postado aqui, assim há também a garantia de que vai funcionar.



Mas...
Vamos ao material do grampo:

1 Barra de rosca sem fim, no caso aqui estou usando de 6mm
6 arruelas
3 borboletas
3 porcas
6 pedaços de nylon de 2cm X 2cm
aproximadamente 1 metro de mangueira de aquário de um pouco mais de 6mm de diâmetro.

PASSO 1

Corte os pedaços de nylon, lime na horizontal em um das extremidades e fure no centro na outra extremidade, com uma broca de 6mm, mas tente fazer com que a peça entre na rosca com folga, não poderá estar justa.






PASSO 2

Corte a rosca em 3 pedaços, sendo 1 com 26cm de comprimento (Parte Inferior do tampo, que é a mais larga), outro com 23cm (Parte Superior), outro com 20cm (Meio, que é a parte mais estreita do instrumento).




PASSO 3

Encaixe a rosca por dentro da mangueira, se por um acaso o diâmetro da mangueira estiver muito justo em relação a rosca, use o calor para conseguir fazer este processo (você pode tentar fazer em cima da chama de uma vela, que amolecerá a borracha facilitando a passagem da rosca).

PASSO 4

Cada rosca deverá ter uma porca em uma das extremidades e uma borboleta na outra (lembre-se de colocar uma arruela em cada extremidade), isso deve ser feito, para que a extremidade com a rosca fique "travada" e a da borboleta será a extremidade que tem a possibilidade de ser ajustada conforma a largura do instrumento.

PASSO 5

Entorte levemente a rosca para que fique em formato convexo e com isso a rosca se adapte a bombatura do instrumento.

















Um comentário: