terça-feira, 4 de novembro de 2014

STAGLIANO UKULÊLE

Aos amigos e seguidores do blog tenho o prazer de apresentar-lhes o meu primeiro instrumento acústico!
Não, Não é um cavaquinho, é um ukulêle, uku oque? Ukulêle
É um instrumento típico havaiano que parece um cavaquinho, mas tem as cordas de nylon.
Esta foi a minha rotina nestes últimos 2 meses e pouquinho, além de fazer o instrumento, explicar que instrumento era este que eu estava fazendo.
O Ukulêle na verdade é um instrumento que foi levado pelos portugueses colhedores de cana para o Hawaii, três destes portugueses (Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias, marceneiros e músicos portugueses) começaram a fabricar os instrumentos utilizando a madeira disponível no Hawaii, que no caso era KOA, aos poucos o instrumento foi sendo modificado até chegar ao que é hoje.
Como o ukulêle chegou na minha vida?
Há uns 3 anos atrás eu comprei um ukulêle da marca Kalani, pelo site da playtech, este ukulêle é bem básicão, para iniciantes mesmo, mas embora seja um instrumento de linha de produção e eu tenha comprado sem vê-lo pessoalmente, acredito ter dado sorte, pois até que ele é bem acabado e tem um som bacana.
Durante estes 3 anos eu confesso não ter dado muita atenção ao instrumento que ficou guardado aqui em casa e eu quase nunca tinha tocado nele, neste ano de 2014 estava finalizando um curso técnico de música (Pronatec duração de 1 ano) e tínhamos uma aula de prática de conjunto, onde o meu grupo tocaria "Primeiros Erros" do Capital Inicial, como já tinha muita gente tocando violão eu decidi aparecer um dia na aula com o ukulêle e ver como ficava a música, a galera curtiu, mas o instrumento era acústico e eu não estava a fim de furá-lo para instalar a captação, como trabalho e estudo luthieria, decidi fazer um ukulêle elétrico, o resto da história vocês acompanharão por fotos...
Abaixo deixo um vídeo com o teste do ukulêle e da captação que voc~es provavelmente viram como fazer no outro vídeo:




Espero que tenham curtido!

Érica Ferreira


3 comentários:

  1. Erica, meus parabéns pelo site, muito bom mesmo, já é um dos meus preferidos, com certeza vai servir de muita serventia pois quero construir uma guitarra, vamos ver se consigo.
    Gostaria de conseguir a "planta" (não sei se é assim que se fala) ou moldes dos modelos de guitarra, mas vou ler com cuidado cada post pois ainda não li todos, quem sabe já não tenha algo.

    Continue com o site, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Erica. Admiro Lutheria e amo ukulele.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Erica. Admiro Lutheria e amo ukulele.

    ResponderExcluir