FERRAMENTA 1
GRAMPO/PRESILHA PARA COLAGEM DE TAMPO.
NOTA: USAR ÓCULOS DE PROTEÇÃO NA FABRICAÇÃO DESTA FERRAMENTA.
As ferramentas de luthieria são normalmente ferramentas importadas o que acaba encarecendo o valor do produto devido aos impostos e taxas referentes a estas importações.
Aqui no Brasil já conseguimos encontrar muita coisa de qualidade com um preço acessível, mas o que podemos chamar de acessível quando estamos começando a montar a nossa oficina?
Muitas vezes a demanda de serviços é pequena e o luthier acaba adquirindo as ferramentas a medida em que vai necessitando delas, ou...vai usando a criatividade e criando as suas próprias ferramentas.
Aqui no Brasil procurei a ferramenta que vou descrever o passo a passo a seguir e não encontrei, nos E.U.A sai por 30 "doletas" 6 unidades e é preciso no mínimo o dobro para conseguir fazer a colagem de tampo em um instrumento, e ainda tem o valor do frete mais impostos, então...
Arregacei as mangas e fiz eu mesma!
Material necessário:
Tarugo de polipropileno (barra) vendido por metro é suficiente para fazer 16 grampos
Roscas sem fim 6 mm também vendida por metro o que dá para fazer 6 grampos sendo 4 de 17cm e 2 de 16 cm (ambos são de tamanho suficiente para um corpo de violão)
Porcas
Arruelas
Borboletas (tudo na mesma medida da rosca.)
PASSO 1 corte a rosca sem fim 4 pedaços de 17cm e 2 de 16cm conforme dito acima e reserve.
PASSO 2 meça o tarugo em pedaços de 3cm
PASSO 3 Serre o tarugo nas marcações e reserve as peças
PASSO 4 prenda as peças na morsa e fure-as individualmente seguindo esta sequência:
4.1 Marque o centro com um punção.
4.2 Inicie o furo com uma broca para madeira, só para aprofundar a marcação.
4.3 Fure transpassando a peça usando uma broca de 6mm para concreto (Não use a broca de madeira, pois ela quebra)
4.4 Use uma broca de concreto no tamanho de 6,5mm (Este procedimento é para alargar o furo, o tarugo é muito duro e se fizer na medida exata do parafuso, fica muito ruim para transpassa-lo)
4.5 Utilize uma broca chata de 1/4 para fazer os encaixes para as porcas, arruelas e borboletas.
Sendo que em metade das peças a furação é de 2mm mais ou menos, só para que tenha tamanho o suficiente para encaixar as arruelas da extremidade que terá a borboleta.
Na outra metade furar com mais o menos 4mm de profundidade, para que acomode a arruela e a porca.
Portanto se você for fazer 2 grampos, 6 são furadas com 2mm e 6 com 4mm, pois em um grampo você usará um tarugo de cada nas extremidades da rosca.
PASSO 5 monte as peças de polipropileno nas roscas sem fim, sendo que fique uma extremidade com uma borboleta e na outra com uma porca.
Por qual motivo?
Para que fique reto na bancada quando você for colar o tampo, a borboleta é ruim para deixar na extremidade que ficará em contato com a bancada, a porca ficando embutida no tarugo, faz com que dê mais estabilidade.
O grampo em questão será usado na colagem do tampo do violão acima que terá o tampo trocado, espero usar muitas vezes esta ferramenta se Deus quiser!
Espero que tenham gostado da dica!
FERRAMENTA 2
RASPADEIRA/CORTADEIRA OU RASPILHA
NOTA: USAR ÓCULOS DE PROTEÇÃO NA FABRICAÇÃO E AFIAÇÃO DESTA FERRAMENTA.
Esta ferramenta serve para desgastar a madeira, tirando as marcas da plaina ou até mesmo do formão, geralmente é usada antes da lixa ou entre seu intervalo de utilização para alisar e dar um melhor acabamento.
O importante para conseguir uma boa raspilha é a qualidade do aço, que deve ser também flexível, é possível conseguir este aço em lâminas de serrotes antigos ou em molas de portas de enrolar (portas de lojas).
Atendendo a pedidos, fiz uma edição na postagem colocando as medidas das raspilhas, mas como tratam-se de ferramentas feitas em casa, não se prendam a isso, como se tratam de ferramentas feitas em casa, nem sempre o aço conseguido terá as medidas que eu estou descrevendo, isso não quer dizer que não possa ser utilizado, o barato é usar a criatividade com aquilo que se tem em mãos, até mesmo outros modelos podem surgir de acordo com a necessidade de cada um.
Veja abaixo o passo a passo de como fazer e afiar uma raspilha.
PASSO 1: Cortar o aço.
Para isso pode-se usar o esmeril que irá desgastando o aço até que ele se parta.
(lembrando que é importante que ele seja flexível)
PASSO 2: Depois de cortado o aço, usamos novamente o esmeril para ir dando forma as raspilhas, abaixo alguns modelos mais comuns.
Raspilhas usadas em violões e guitarras.
Raspilhas usadas em violinos e violas de arco.
É importante que enquanto esteja dando o formato desejado a sua raspilha, tenha um copo de água perto do esmeril, para ir mergulhando a lâmina para que não esquente e queime o aço.
Intercale as passadas no esmeril com os mergulhos no copo d'água.
PASSO 3: com o formato já definido, após ter passado no esmeril a sua peça terá algumas rebarbas que para serem retiradas usaremos uma lima, mas preste atenção, não iremos limar a peça e sim usar a ranhura da lima e a força do aço da lima para alisar estas rebarbas, conforme figura abaixo:
PASSO 4: Retiradas as rebarbas é hora de virar o fio, para isso apoie a raspilha em uma bancada, com o lado onde será a lâmina ligeiramente para fora da borda.
Passe uma chave de fenda forçando contra a bancada, porque o aço da chave de fenda fará com que alise ainda mais o aço da raspilha.
PASSO 5: Prender novamente a raspilha na bancada ou morsa para passar a chave de venda inclinada para afiar a peça.
Feito este processo a lâmina já estará afiada e pronta para o uso.
Agradecimentos ao mestre Rudson Di Cavalcanti, professor do curso de Restauro e Ajuste de Violino e Viola de Arco na Fundação Tide Setúbal, pois com ele aprendi o processo de fabricação desta ferramenta.
ABAIXO UM VÍDEO DE COMO AFIAR A RASPILHA.
PODE-SE USAR APENAS A LIMA E A CHAVE DE FENDA ASSIM COMO FÍZEMOS PARA CONSTRUIR A FERRAMENTA, PULANDO A ETAPA DO USO DA PEDRA DE CARBORUNDUM, DE QUALQUER FORMA, NÃO UTILIZE O ÓLEO PARA NÃO ENGORDURAR A FERRAMENTA E PASSAR ISTO PARA OS INSTRUMENTOS.
FERRAMENTA 3
MESA PARA COLAR LEQUE HARMÔNICO DE VIOLÃO
Outra ferramenta que eu não achei aqui no Brasil (pode ser que eu não tenha procurado direito), mas que sairia mais de R$200,00 pilas se eu encomendasse no exterior, então pus a mão na massa!
O projeto não saiu da minha cabeça, na verdade quem me passou todas as coordenadas foi o colega Eliseu Geronimo eu só executei e parece que me sai bem, porque a ferramenta cumpriu o seu papel.
Aqui eu só usei 2 roscas sem fim de 1metro cada e 1/4 polegadas, 12 porcas, 4 borboletas e 16 arruelas (na mesma medida da rosca, ou seja 1/4) e 1metro de MDF.
O processo desta ferramenta é bem simples:
PASSO 1
Cortar o MDF em 2 metades de 50cm cada.
PASSO 2
Cortar as roscas sem fim em 2 metades também de 50cm cada.
PASSO 3
Medir 2cm em relação as bordas laterais e 2cm em relação as superiores e inferiores , fazer um furo nas intersecções dos dois pontos, usando a broca de 1/4 polegadas.
PASSO 4
Alargar os furos com uma broca chata de 3/4 para que as porcas e arruelas fiquem embutidas no MDF.
PASSO 5
Acomodar porcas e arruelas na base da mesa, tanto do lado inferior, quanto do superior, no tampo da mesa, acomodar porcas na parte inferior e borboletas na superior ( facilita caso precise ajustar a altura)
Feito isso a mesa está pronta!
PASSO 6
Agora precisamos fazer as barras, neste caso foi usado um cano de PVC, que tem aproximadamente 3mm de espessura em sua lateral (menos do que isso não tem tensão suficiente)
O cano em questão tem 55cm de comprimento (tamanho suficiente para envergar dentro da mesa e tensionar as barras), ele foi cortado em tiras de 2cm cada uma, usei a dremel para fazer os cortes, mas quem tiver uma serra de fita fica mais fácil.
Abaixo o processo de início da colagem do leque:
Espero que tenham gostado de mais esta dica!